Blog criado para a disciplina de Redação IV, contendo alguns posts extras de assuntos que estão relacionados com a Publicidade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nem tudo é o que parece ser

Ao contrário do que nos pareceria um conceito óbvio, ou um simples senso comum, ao analisarmos um anúncio publicitário com expressões como: “Promoção Achou, ganhou” ou “Compre e ganhe”, logo o classificaríamos como um anúncio de uma campanha promocional. Mas segundo alguns autores (HOFF e GABRIELLI (2004) afirmam: "Campanhas promocionais reforçam a imagem de marca de produtos ou serviços" já as campanhas de varejo "são campanhas de venda de produtos , que podem estar ligadas às grandes redes varejistas".), as campanhas promocionais podem divulgar produto, e suas particularidades, com um vocabulário de palavras que dão características especiais a eles, tornando a marca conhecida e levando o consumidor a ação de compra.

Como exemplo temos a Campanha do CrossFox, da Volkswagen, que promove o veículo, caracterizando-o como um carro ágil, tanto na cidade quanto fora dela. Ela não esta oferecendo nenhum brinde, nem desconto, simplesmente tenta persuadir o consumidor a ação de compra pelas qualidades do produto.



Neste outro exemplo temos as sandálias Havaianas, que apesar de estarem sempre lançando novos modelos, elas sempre promovem o seu produto, como neste anúncio, onde o exaltam para seu público alvo com qualidades específicas, e usando de certa psicologia persuasiva que condiciona o público ao ato de comprar.
 

É bom termos cuidado com nossos conceitos, nem sempre as coisas são exatamente o que parecem e em uma profissão em que tudo é muito variável e criativo as nomenclaturas não poderiam ser diferentes.
 
Ok, já que você acessou, faça seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, já que acessou o mínimo que pode fazer é comentar!