Lançado o 1º desafio pelo blog http://ladiestips.wordpress.com, vamos falar de temas e unidade de campanhas e apresentar exemplos de anúncios com o mesmo tema, em circunstâncias diferentes.
Vamos por os pingos nos “is”:
TEMA
Toda campanha publicitária tem um tema, ou seja, um diferencial ou uma promessa básica, que segue uma linha criativa e um apelo básico, isso vai de acordo com a criatividade de quem esta fazendo o anúncio.
Ele é responsável pela identificação do conjunto das diferentes peças da campanha. O tema cria a unidade porque esta presente em todas as peças, mas elas por sua vez, não devem se apoiar uma nas outras para que o consumidor complete a ideia da campanha somente no final, quando for impactado por todas elas juntas. A mensagem precisa estar clara para ele, em qualquer veículo, por isso todos os veículos precisam passar a mesma ideia.
UNIDADE
Como saber se realmente é uma campanha?
Fácil! Ela precisa ter a mesma unidade entre as peças, ou, a mesma ideia, o mesmo slogan, o mesmo estilo. Isso não significa que elas sejam iguais, até mesmo porque, as peças de uma campanha publicitária são diferentes entre si, mas há sempre algo que as une: o tema, mas dele nós já falamos, então é melhor apresentarmos os exemplos.
![]() |
Campanha do Banco do Brasil, em comemoração do aniversários das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. |
![]() |
| FRUIT-TELLA para homens e mulheres, contendo o mesmo slogan, o mesmo apelo, ou seja, a mesma ideia. NOVO UNO, lançado no cinema em 3D, adaptado para a 1ª edição da revista VEJA em iPad, e uma versão especial, também em 3D, para revista Playboy, que trouxe Larissa Riquelme, a musa paraguaia da Copa, nua e em 3D, na 4ª capa da publicação. Anúncio do CLIO 2011, veiculado na edição de agosto da revista VEJA, a etiqueta com os dados do assinante na capa da revista, teve o formato do Clio 2011 e a frase “Agora você entende que o Clio é pra você?”. Na mesma edição, foram veiculados dois anúncios de página simples frente e verso do Clio 2011 que, por meio da interação do leitor, se complementavam. Dados os devidos conceitos, todos referenciados pelo livro de Lourdes Gabrielli e Tânia Hoff, Redação Publicitária, 2004, e os devidos exemplos, fica a dica de acesso ao blog http://ladiestips.wordpress.com , que assim como o nosso tem várias dicas e conteúdos interessantes e até o próximo post, a não ser que você queira dar uma de “filhinho obediente” e não acessar, mas ai você não sabe o que vai perder! |




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ok, já que acessou o mínimo que pode fazer é comentar!